Carrinho de compras
Pontos de Interesse
Filtros

M
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Museu Municipal de Arouca
O Museu Municipal de Arouca foi simbolicamente inaugurado no Dia Internacional dos Museus, em 2008, e procura preservar as memórias e tradições de um povo marcadamente rural, mas também dar nota do vasto património arqueológico e geológico e, ainda, da biodiversidade do nosso concelho. Situado próximo de uma das entradas na vila, tem um espaço dedicado à exposição permanente e, em simultâneo, tem um espaço de exposições temporárias. Em suma, o Museu Municipal é um espaço onde se pode conhecer mais profundamente Arouca e o percurso das suas gentes num espaço vivo que aguarda a sua visita.

M
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Museu de Arte Sacra de Arouca
O Museu de Arte Sacra de Arouca encontra-se inserido no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, localizado no Centro Histórico da Vila. Como a história de Arouca nunca poderá dissociar-se da história do seu Mosteiro, é no Museu de Arte Sacra que encontramos testemunhos dessa história, representados na pintura, na escultura, na ourivesaria, no mobiliário e nos diversos objetos religiosos. Desde 1933, o povo de Arouca, graças à Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, conseguiu conservar o valioso espólio que hoje podemos admirar, bem como a grandiosidade do próprio Mosteiro e a sua valiosíssima decoração interior. O Museu possui um riquíssimo legado de objetos preciosos como manuscritos, vestes, joias e outros, sendo considerado um dos mais relevantes museus nacionais privados, de arte sacra.

B
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Biblioteca Municipal Arouca
A Biblioteca Municipal foi inaugurada a 20 de julho de 1967, pela Câmara Municipal de Arouca, no edifício que hoje acolhe a sede da ADRIMAG, na Praça Brandão de Vasconcelos, conhecido como “Antiga Cadeia”, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, que era detentora do fundo bibliográfico e que assegurava a circulação e o empréstimo do mesmo no concelho, através das suas famosas carrinhas castanhas. Com a assinatura do primeiro Contrato-Programa realizado em dezembro de 1987, entre a Secretaria de Estado da Cultura e o ex. Instituto Português do Livro e da Leitura (atual Direção Geral do Livro e das Bibliotecas) e a Câmara Municipal de Arouca, dá-se início ao projeto de requalificação do edifício adjacente ao Mosteiro de Arouca, conhecido como “Casa dos Padres” ou “Velho Hospital”, que, através do projeto de arquitetura do Arq. Manuel de Queiroz é redesenhado para que a Biblioteca Municipal de Arouca pudesse ganhar autonomia, crescer e ser devidamente instalada por forma a assegurar todas as funções e serviços de uma biblioteca pública.

B
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão
O Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão foi fundado no ano de 1992, por um grupo de intelectuais e entidades que encontraram na formação dessa associação a forma de dar continuidade ao projeto científico-cultural do seu patrono. O Presidente da Fundação Eng.º António de Almeida, Dr. Fernando Aguiar-Branco, ocupou o lugar de sócio fundador, numero um, seguido do Presidente da Câmara Municipal de Arouca, do Presidente do Centro Social Rainha Santa Mafalda e do Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Ficou sediado no Mosteiro de Arouca. O artigo 3º dos estatutos esclarece a missão do Centro de Estudos: “continuar a obra de D. Domingos de Pinho Brandão de promoção da cultura, enquanto criação dum povo situado num tempo e lugar; e de investigação e divulgação da arte, nomeadamente da que se conserva em Arouca”.
Página 1 de 1