Carrinho de compras
Pontos de Interesse
Filtros

P
Pontos de Interesse
Espaços Verdes e Lazer
Parque do Ribeiro de Gondim
Inaugurado em dezembro de 2018, o Parque do Ribeiro de Gondim é um corredor ecológico de fruição pública, com capacidade para promover a preservação, qualificação, sustentabilidade e valorização do ribeiro do Gondim e do espaço natural envolvente. Aqui é possível observar espécies típicas de ecossistemas ribeirinhos, como libelinhas, salamandras e aves normalmente associadas a habitats agrícolas, como rolas, pardais e gaios. Com uma dimensão de 25.000 m2, o espaço é propício à prática de exercício físico.

M
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Museu Municipal de Arouca
O Museu Municipal de Arouca foi simbolicamente inaugurado no Dia Internacional dos Museus, em 2008, e procura preservar as memórias e tradições de um povo marcadamente rural, mas também dar nota do vasto património arqueológico e geológico e, ainda, da biodiversidade do nosso concelho. Situado próximo de uma das entradas na vila, tem um espaço dedicado à exposição permanente e, em simultâneo, tem um espaço de exposições temporárias. Em suma, o Museu Municipal é um espaço onde se pode conhecer mais profundamente Arouca e o percurso das suas gentes num espaço vivo que aguarda a sua visita.

P
Pontos de Interesse
Espaços Verdes e Lazer
Parque Municipal
Situado junto à Av. 25 de Abril, o Parque Municipal de Arouca convida a momentos de sossego em pleno coração do centro histórico. Aqui se encontra a estátua da Rainha Santa Mafalda. Ali bem perto encontra-se a Biblioteca Municipal de Arouca, o Terreiro de Santa Mafalda e o Mosteiro de Arouca. Está dotado de parque infantil, de um campo de futebol de 5 e de parque de estacionamento.

P
Pontos de Interesse
Espaços Verdes e Lazer
Parque do Milénio
Com um espaço verde atraente, polidesportivo e parque infantil, o Parque Milénio é um espaço público de referência para arouquenses e visitantes.


M
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Mosteiro de Santa Maria de Arouca
Na avenida principal da Vila, ergue-se, de forma sumptuosa, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em perfeita comunhão com a Praça Brandão de Vasconcelos, do outro lado da rua, e com a Capela da Misericórdia, em frente. É considerado a maior construção granítica do género em Portugal, e as suas paredes têm muito para nos contar. Originalmente construído no século X, este edifício sofreu profundas transformações. Assim, a estrutura que vemos nos dias de hoje é o resultado de alterações feitas ao longo dos séculos XVII e XVIII. A sua atividade monástica foi o motor de desenvolvimento económico, social e gastronómico do concelho, que cresceu em seu redor. O Mosteiro de Santa Maria de Arouca divide-se em duas partes: a ala Norte, composta pela Igreja e pelo coro e as alas nascente e poente. Poderá visitar livremente a Igreja, a qualquer hora do dia. Os restantes espaços também podem ser visitados, mas estão condicionados a um horário de funcionamento. Exclusivamente feminino a partir do século XII, este mosteiro foi morada de uma das netas do primeiro Rei de Portugal, D. Mafalda, responsável pela transição para a Ordem de Cister. À data de sua morte, o convento afirma-se como um dos mais importantes da Península Ibérica. No século XVIII, o túmulo de D. Mafalda foi aberto, descobrindo-se que o seu corpo estava incorrupto, o que levou à sua beatificação. Assim, ao visitar a Igreja do Mosteiro, terá a oportunidade de ver o corpo de Dona Mafalda, tal como foi encontrado, depositado num túmulo de vidro com ornamentos de ébano e prata. Aqui, também poderá observar o bonito altar e o coro alto, cuidadosamente decorados com talha dourada, assim como o cadeiral Barroco. De estilo Joanino, o majestoso órgão de tubos do Mosteiro, requer um olhar atento. Se tiver oportunidade, delicie-se com o som desta peça única. Fabricado por Manuel Benito Gomez, em 1743, é um dos mais importantes exemplares preservados da primeira metade do século XVIII. Possui 1352 vozes, alimentadas por 24 registos. Nas alas poente e nascente, poderá desfrutar de uma bonita vista sobre os Claustros. Constituídos por dois andares e assentes em pilares dóricos no inferior e jónicos no superior, eram o local de passagem, de leitura e de oração das monjas. Será certamente um bom ponto de partida para visitar estas alas. Demore-se a observar os lindos azulejos da Sala do Capítulo, assim como o Pátio dos Comuns, a Cozinha e todos os restantes espaços, carregados de elementos barrocos.

E
Pontos de Interesse
Espaços Verdes e Lazer
Ecovia do Arda
Situada em pleno vale de Arouca, a Ecovia do Arda desenha-se ao longo das seis freguesias aqui situadas – Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô, Várzea e Tropeço, acompanhando o curso de água do rio Arda. Ao longo dos seus quase 11 quilómetros, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, vai-se descobrindo a vida no vale e o seu rico património natural e cultural, este último marcado de modo indelével pelo cultivo da terra. Conheça mais em detalhe este vale consultando os painéis existentes ao longo do percurso e que dão a conhecer a geologia, a biodiversidade e a história desta parte do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.

C
Pontos de Interesse
Serviços Públicos
Câmara Municipal de Arouca
A Câmara Municipal de Arouca é o órgão autárquico deste concelho e cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a ação social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

M
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Museu de Arte Sacra de Arouca
O Museu de Arte Sacra de Arouca encontra-se inserido no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, localizado no Centro Histórico da Vila. Como a história de Arouca nunca poderá dissociar-se da história do seu Mosteiro, é no Museu de Arte Sacra que encontramos testemunhos dessa história, representados na pintura, na escultura, na ourivesaria, no mobiliário e nos diversos objetos religiosos. Desde 1933, o povo de Arouca, graças à Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, conseguiu conservar o valioso espólio que hoje podemos admirar, bem como a grandiosidade do próprio Mosteiro e a sua valiosíssima decoração interior. O Museu possui um riquíssimo legado de objetos preciosos como manuscritos, vestes, joias e outros, sendo considerado um dos mais relevantes museus nacionais privados, de arte sacra.

L
Pontos de Interesse
Serviços Públicos
Loja interativa de Turismo do Arouca Geopark
A Loja interativa de Turismo do Arouca Geopark é uma verdadeira «porta de entrada» para o turismo de natureza. Integrada na rede de espaços da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e equipada com um auditório, esta loja assume-se como o espaço ideal para dar as boas vindas aos turistas. Foi inaugurada a 19 de setembro de 2013.

B
Pontos de Interesse
Museus e Bibliotecas
Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão
O Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão foi fundado no ano de 1992, por um grupo de intelectuais e entidades que encontraram na formação dessa associação a forma de dar continuidade ao projeto científico-cultural do seu patrono. O Presidente da Fundação Eng.º António de Almeida, Dr. Fernando Aguiar-Branco, ocupou o lugar de sócio fundador, numero um, seguido do Presidente da Câmara Municipal de Arouca, do Presidente do Centro Social Rainha Santa Mafalda e do Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda. Ficou sediado no Mosteiro de Arouca. O artigo 3º dos estatutos esclarece a missão do Centro de Estudos: “continuar a obra de D. Domingos de Pinho Brandão de promoção da cultura, enquanto criação dum povo situado num tempo e lugar; e de investigação e divulgação da arte, nomeadamente da que se conserva em Arouca”.


C
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Capela da Misericórdia
Na mais antiga praça de Arouca, em pleno coração da vila, encontramos a Capela da Misericórdia. Erguida a escassos metros da porta principal do Mosteiro de Santa Maria de Arouca, na Praça Brandão de Vasconcelos, este é um edifício religioso do século XVI. A sua construção está ligada ao desenvolvimento das Confrarias, que prestavam assistência social e religiosa. O edifício beneficiou de melhoramentos ao longo dos tempos, pelo que é possível ver aqui diferentes estilos artísticos. Destacam-se, assim, caraterísticas Maneiristas, Barrocas e Neoclássicas. Trata-se de um edifício pequeno, ladeado por uma casa particular e pela antiga Cadeia da Comarca. Olhando para o seu exterior, poderá ver, em destaque, a torre sineira. Apesar das suas dimensões aparentemente reduzidas, esta Capela tem muito para oferecer a quem a visita. Para perceber toda a sua dimensão, deverá entrar e desfrutar do programa decorativo interior. Este é composto apenas por uma nave, onde se destacam os bonitos painéis de azulejos azuis e brancos. Poderá também admirar o seu teto apainelado com pinturas a óleo, que nos contam histórias da vida de Cristo, assim como os ricos apontamentos em talha dourada, que tornam o seu interior ainda mais belo.


C
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Capela de Santo António
Esta pequena capela é composta por corpo e capela-mor; tem plano rectangular e o seu corpo data do final do séc. XVI (existe um milésimo gravado por cima da entrada:1599). No séc. XVIII acrescentou-se-lhe a capela-mor, decorada com cruz trevada posta no vértice do topo, tendo dois pináculos na linha dos cunhais, marcados por pilastras. O corpo apresenta fiadas regulares de cantaria, sem pilastras nos ângulos, rematadas as paredes por uma leve moldura do tempo. A porta principal é rectangular, com as ombreiras e a padieira corridas pelas mesmas molduras; os postigos laterais e a ligeira fresta sobre a mesma são de arestas biseladas. Na parede, sobre a porta, além da referida data, encontra-se cravado um pequeno escudo com os cinco crescentes dos Pintos, família representada em brasões regionais. Existe uma fresta rectangular e de esbarro no ombro da direita; da mesma época é um pequeno beneditério oitavado.

I
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Arouca
Inserida no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, em pleno centro histórico, a Igreja do Mosteiro apresenta-se majestosa e dominadora, mostrando, exuberante, as pinturas, as esculturas e a abundante talha dourada. É um local de recolhimento e oração, mas também um espaço de contemplação. A nave da igreja é retangular, dividindo-se verticalmente em duas partes: a parte inferior cortada em arcos para capelas e a parte superior com janelas-tribunas. Podem-se observar nichos com estátuas da ordem beneditina. A capela-mor, estreita e de formato quadrado, tem um retábulo executado pelo entalhador Vieira da Cruz (1723) e dourado, em 1733, ao estilo joanino. No retábulo do altar, do lado direito, encontra-se a urna- relicário de Santa Mafalda, com estrutura em ébano e com aplicações de prata e de bronze dourado, apresentando chapas de cristal na parte da frente e dos lados, para possibilitar a vista do corpo da Rainha Os altares são decorados em talha dourada, com esculturas de santos em madeira policromada.
Página 1 de 2