Carrinho de compras
Pontos de Interesse
Filtros

B
Pontos de Interesse
Serviços Públicos
Bombeiros Voluntários de Arouca
Em 1964, um grupo de Arouquenses, após um incêndio numa residência no lugar de Areeiro, freguesia de Santa Eulália, motivados sobretudo por isso, decide fundar uma Associação de Bombeiros Voluntários em Arouca. Produzem, então, os Estatutos que são aprovados pelo Governo Civil de Aveiro pelo Alvará N.º 20, de 22 de Maio de 1964, Estatutos esses que só virão a ser publicados em Diário da República em 24 de Julho de 1980. Neste intervalo, porque não se passou do papel, em 1976 um pequeno grupo de cidadãos decide retomar a ideia inicial. Nesse sentido, são feitos contactos com o Comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, procurando o necessário aconselhamento quanto à forma de avançar em direcção ao objectivo proposto. È criado o Corpo de Bombeiros e convidado o Senhor Antero Brandão de Almeida para assumir as funções de Comandante.

E
Pontos de Interesse
Espaços Verdes e Lazer
Ecovia do Arda
Situada em pleno vale de Arouca, a Ecovia do Arda desenha-se ao longo das seis freguesias aqui situadas – Arouca e Burgo, Rossas, Santa Eulália, Urrô, Várzea e Tropeço, acompanhando o curso de água do rio Arda. Ao longo dos seus quase 11 quilómetros, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, vai-se descobrindo a vida no vale e o seu rico património natural e cultural, este último marcado de modo indelével pelo cultivo da terra. Conheça mais em detalhe este vale consultando os painéis existentes ao longo do percurso e que dão a conhecer a geologia, a biodiversidade e a história desta parte do Arouca Geoparque Mundial da UNESCO.


C
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Casa dos Malafaias
A caminho do Calvário, numa das ruas mais pitorescas de Arouca, encontramos a Casa dos Malafaias ou Casa Grande. É um dos edifícios mais emblemáticos da vila. Destaca-se devido à sua imponência, já que, no passado, era pertença da Nobreza e as suas paredes atravessaram gerações até aos nosso dias. Podemos observar um conjunto de edifícios, datados dos séculos XVI e XVII, construídos essencialmente em granito, compostos por três corpos distintos. No extremo direito poderá observar uma capela, ao qual se unem dois núcleos habitacionais e um extenso jardim. Na fachada principal demore-se a observar uma porta e uma janela com moldura manuelina. Também deverá ver com atenção o imponente Brasão de Armas que está ligado à história da família a quem pertencia esta habitação. Referimo-nos à família Malafaia, da qual faziam parte alguns comendadores e capitães-mores de Arouca. O brasão que observamos neste local exibe as armas dos Malafaia, Mascarenhas e Castro Pereira, que foi ali colocado por um descendente. Num dos muros laterais deste edifício, podemos ver uma marca representativa da subida das águas do Ribeiro Marialva. Parece difícil imaginar, mas no passado, este ribeiro estava a descoberto, onde eram frequentes as cheias, o que resultou no seu encanamento, em finais da primeira metade do século XX. Atualmente é possível vê-lo na zona poente da vila, junto ao Parque da Ribeira de Gondim.

P
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Praça Brandão de Vasconcelos
A Praça Brandão de Vasconcelos situa-se no coração da Vila de Arouca, onde, aos domingos, o povo se encontrava, de passagem ou à sombra das tílias, em torno do chafariz, outrora no centro do espaço. Esta praça foi intervencionada mais do que uma vez, tendo sido a última intervenção efetuada em 2012, no âmbito da regeneração urbana, altura em que se pôde identificar os alicerces da antiga igreja paroquial de São Bartolomeu, o cemitério dos comuns e um espaço abrigado para os romeiros e feirantes. A configuração atual da praça apresenta um formato em anfiteatro e o chafariz encontra-se numa das extremidades.

C
Pontos de Interesse
Mosteiro e Monumentos
Calvário
Numa visita pela zona norte da Vila de Arouca, surgem-nos, aparentemente desordenados, seis cruzeiros seiscentistas. Trata-se do Calvário, situado no lugar de Pernousela, a poucos minutos a pé do centro histórico. Estes fazem parte de uma Via Sacra que, juntamente com outros três cruzeiros dispersos, retratam as cenas da vida de Jesus. O Calvário, de estilo maneirista, está classificado como Imóvel de Interesse Público e é de visita obrigatória. A população local tem uma grande devoção por este sítio, pois é associado à religiosidade, é sinónimo de sacrifício e de oração. A sua localização, num topo rochoso, é convidativa a um momento de reflexão. Símbolo da dureza da Quaresma, este maciço granítico oferece uma visita ampla sobre a vila de Arouca. Junto ao Calvário, poderá visitar o Jardim da Oliveiras. Aqui, terá acesso a uma paisagem privilegiada sobre o vale, envolto nas serras da Mó e da Freita. Aprecie, demoradamente, a vista sobre o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, que se destaca em primeiro plano, e a vila que se desenvolve em seu redor.

Página 1 de 2