Carrinho de compras

 

Ação Social

Obras Municipais

Habitação

Município investe cerca de 400 mil euros na requalificação do Bairro Social de S. Pedro

Os trabalhos de requalificação do Bairro Social de S. Pedro, situado na União de Freguesias de Arouca e Burgo, deverão começar ainda no mês de setembro.

Município investe cerca de 400 mil euros na requalificação do Bairro Social de S. Pedro

Os trabalhos de requalificação do Bairro Social de S. Pedro, situado na União de Freguesias de Arouca e Burgo, deverão começar ainda no mês de setembro.

A obra, integrada na Estratégia Local de Habitação, contempla a reparação e pintura das paredes interiores e tetos das habitações, bem como a requalificação do exterior das mesmas, nomeadamente ao nível da cobertura e do isolamento térmico.

A cobertura será substituída por painel sandwich e as paredes serão revestidas com isolamento térmico. Os vãos serão substituídos por novos vãos em alumínio com corte e vidro térmicos. Está também prevista a requalificação das chaminés existentes. No que respeita aos arranjos exteriores, todos os muros e empenas dos cobertos serão requalificados e pintados, bem como os portões metálicos existentes.

Com esta intervenção, o Município de Arouca pretende melhorar as condições térmicas das habitações e os desempenhos relacionados com a eficiência energética, garantindo o bem-estar das pessoas que ali vivem.

A empreitada representa um investimento municipal de 423.470,00 € e tem um prazo de execução de seis meses, tendo sido adjudicada à empresa Sotecnisol, S.A.

O Bairro Social de S. Pedro é propriedade do Município de Arouca. É constituído por 16 habitações distribuídas por dois blocos habitacionais constituídos por 8 T3 e 8 T2.

Esta intervenção, designada “Reabilitação de frações ou de prédios habitacionais – 16 fogos – Bairro Social de S. Pedro (União de Freguesias de Arouca e Burgo)”, decorre ao abrigo do Programa 1.º Direito no âmbito do investimento RE-C02-i01 “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” do Plano de Recuperação e Resiliência.

Em 2017, o Município havia já procedido à requalificação do Bairro Social de Pade, em Alvarenga, num investimento de 309 513,93 €.

“A habitação é uma das áreas de intervenção estratégica do Município e na qual temos previsto investir mais de 4 milhões de euros até 2025 na melhoria das condições de habitabilidade dos bairros sociais municipais e na reconversão de edifícios municipais para habitação, como é o caso das antigas escolas primárias de Noninha e Vila Nova, em Alvarenga”, refere a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

A autarca recorda ainda o investimento que está a ser feito no loteamento de Vila Pavão, freguesia de Escariz, primeiro com a preparação dos treze lotes e depois com a construção de muro de suporte, que permitirá a construção de habitações unifamiliares a custos controlados para jovens arouquenses.

Leia também:

Ação Social

Idade Maior: Atividades de setembro
Escola de Mestres – Especial Feira das Colheitas, visitas a Matosinhos e à exposição temporária “Geometria & Território”, de Ana Ataíde e Agnelo Jesus são algumas das atividades que integram a programação do projeto municipal Idade Maior para o mês de setembro.
Ler artigo

Município

+1

Venda de lotes para habitação no Loteamento da Quinta do Cerrado, na União de Freguesias de Arouca e Burgo
Está aberto, pelo prazo de 11 dias úteis (até 26 de agosto), o concurso de admissão para a venda em hasta pública dos lotes de terreno para construção de habitação do loteamento da Quinta do Cerrado, com os números 1 a 25 e do prédio urbano, destinado a habitação, implantado no lote 26 do mesmo loteamento.
Ler artigo