Carrinho de compras

 

Juventude

Município de Arouca distinguido com Certificado de Boa Prática Municipal de Participação Juvenil

Arouca recebeu o Certificado de Boa Prática Municipal de Participação Juvenil pelo projeto Assembleia Municipal Jovem (AMJ).

Município de Arouca distinguido com Certificado de Boa Prática Municipal de Participação Juvenil

Arouca recebeu o Certificado de Boa Prática Municipal de Participação Juvenil pelo projeto Assembleia Municipal Jovem (AMJ).

A distinção é um reconhecimento que valoriza o trabalho desenvolvido no concelho em prol da juventude e da promoção de projetos inovadores e participativos e foi entregue no V Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que decorreu a 13 de junho, em Ílhavo.

Durante o evento foi ainda entregue o Action Kit, um recurso prático e inovador criado em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e o CES – Corpo Europeu de Solidariedade, que será uma ferramenta útil no reforço da intervenção local nas políticas de juventude.

“Este mandato, efetuámos um intenso investimento na área da juventude com a implementação de dinâmicas como a Assembleia Municipal Jovem, o Conselho Municipal da Juventude, os Laboratórios de Cidadania Jovem que culminaram na apresentação da primeira estratégia municipal para a área da juventude, pelo que é um enorme prazer, mas também uma enorme responsabilidade, ver este trabalho reconhecido, incentivando-nos a aprofundar o mesmo”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém.

O Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude é um espaço privilegiado de partilha de experiências e reflexão sobre políticas municipais de juventude, contando com a presença de representantes de municípios de todo o país.

O que é a Assembleia Municipal Jovem?

Espaço de participação cívica, de diálogo e reflexão sobre diferentes matérias concelhias que dizem respeito à vida dos jovens, permitindo que estes possam expor e debater as suas ideias, proporcionando uma reflexão conjunta sobre o presente e o futuro, numa lógica de partilha e de busca conjunta por soluções que respondam às suas expectativas e necessidades.

A AMJ pretende, assim, assumir-se como um espaço privilegiado para a discussão e reforço da democracia e da participação cívica, assente num diálogo estruturado entre jovens e poder local, permitindo alcançar uma efetiva participação na vida da comunidade e uma implementação eficaz de políticas de juventude orientadas para os interesses e objetivos dos jovens arouquenses.

Abrangendo os alunos do ensino secundário dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz, o projeto está estruturado em cinco fases: sessões de literacia política nas quais é abordado o funcionamento do sistema político e a necessidade de envolvimento nos processos de decisão; o processo eleitoral nas escolas que culmina com a eleição de 21 jovens deputados/as municipais; sessões de brainstorming com os jovens eleitos para trabalhar as propostas e preparar a sessão plenária; a sessão plenária da Assembleia Municipal Jovem para apresentação, discussão e votação das propostas dos/as jovens deputados/as municipais; e a visita à Assembleia da República, em Lisboa.

A AMJ, que vai já na sua 4.ª edição, é promovida pela Câmara Municipal de Arouca, contando com os agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz como parceiros diretos.

Leia também:

Cultura

+3

Arouca comemora Dia Internacional da Juventude
Em Arouca, o programa das comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de agosto, contempla atividades de rio, nomeadamente cano-rafting e tubing, na aldeia da Paradinha e na área de recreio e lazer do Areinho.
Ler artigo

Juventude

Arouca acolhe o workshop “O voluntariado e a participação juvenil para a dinamização de territórios rurais”
Vai decorrer a 31 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h00, no Museu Municipal, o workshop “O voluntariado e a participação juvenil para a dinamização de territórios rurais”.
Ler artigo