Carrinho de compras
Educação
Desenvolvimento Social
Exibição dos filmes “Dimensão S” sensibiliza crianças, jovens e famílias para alimentação saudável, dependência de ecrãs e inteligência artificial
O Município de Arouca vai exibir a trilogia infantojuvenil “Dimensão S”: três filmes que abordam a alimentação saudável, a dependência de ecrãs e a inteligência artificial e que são dirigidos a crianças, jovens e suas famílias.

Exibição dos filmes “Dimensão S” sensibiliza crianças, jovens e famílias para alimentação saudável, dependência de ecrãs e inteligência artificial
O Município de Arouca vai exibir a trilogia infantojuvenil “Dimensão S”: três filmes que abordam a alimentação saudável, a dependência de ecrãs e a inteligência artificial e que são dirigidos a crianças, jovens e suas famílias.
O primeiro filme, sobre nutrição, combate à obesidade infantil e prevenção do sedentarismo, será exibido na sexta-feira, 17 de outubro, pelas 21h30, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca. A entrada é livre.
O segundo filme – “Dimensão S2” -, sobre sustentabilidade e riscos de dependência online, será exibido a 8 de novembro (sábado), pelas 15h30, na Loja de Turismo. A exibição do terceiro filme – Dimensão S3” –, que aborda a dependência de ecrãs, jogos digitais e redes sociais, está agendada para 22 de novembro (sábado), pelas 15h30, no mesmo local. Seguir-se-á, às 16h30, uma conversa com o produtor da trilogia, Nuno Vieira, e de um representante da Associação Mirabilis, cuja missão é capacitar e informar famílias (pais, educadores) sobre o tema do impacto dos ecrãs na saúde mental e desenvolvimento das crianças e jovens para que possam tomar decisões ponderadas sobre o seu uso. A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.
Os três filmes serão disponibilizados às escolas do concelho para que possam ser trabalhados, de forma autónoma, como recurso educativo, pelos professores. Por serem adequados a vários níveis de ensino, desde o 1.º ao 3.º ciclo, este novo recurso educativo poderá abranger cerca de 1700 alunos arouquenses até ao final do ano letivo 2025/2026, num investimento municipal que ronda os 1350€.
A exibição dos filmes “Dimensão S” ocorre no âmbito do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, que tem como objetivo destacar a importância da educação digital como ferramenta essencial para capacitar crianças, jovens e toda a sociedade no mundo digital contemporâneo, pretendendo promover uma cidadania digital informada e responsável.
Sobre os filmes
“Dimensão S”
Centrado em temas como a saúde, a nutrição, o combate à obesidade infantil e a prevenção do sedentarismo, será exibido a 17 de outubro (sexta-feira), pelas 21h30, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.
Sinopse: Numa dimensão paralela, uma fada ensina crianças sobre a importância da saúde, escolhas alimentares saudáveis e a prática de exercício físico, enquanto os amigos Zé, Chico e Ritinha enfrentam desafios para evitar uma doença provocada por guloseimas e falta de atividade física.
“Dimensão S2”
Promove a sustentabilidade, em linha com os objetivos de uma «Região Inteligente e Sustentável», e combate o insucesso escolar. Será exibido a 8 de novembro (sábado), pelas 15h30, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.
Sinopse: O filme desenrola-se na região do Oeste e trata de temas como a sustentabilidade, a importância do território e os riscos da dependência online.
“Dimensão S3”
Foca-se na problemática da dependência de ecrãs e da tecnologia digital entre os jovens, dando continuidade ao enredo dos filmes anteriores da série “Dimensão S” e “Dimensão S2”. A iniciativa visa alertar para os perigos da tecnologia, que, embora traga vantagens, pode levar ao vício e condicionar a vida dos jovens e das famílias. Será exibido a 22 de novembro (sábado), pelas 15h30, na Loja Interativa de Turismo de Arouca.
Sinopse: O filme aborda a dependência dos ecrãs, dos jogos digitais e das redes sociais, um tema central na educação para a cidadania e na promoção de práticas sustentáveis.
Leia também:

Ação Social
+1
Abertas as candidaturas a bolsas de estudo para alunos do ensino superior

Desenvolvimento Social